Seminário Design de Interação

 As obras interativas escolhidas pelo meu grupo foram: 

Remote Pulse (2019)

 


 "Remote Pulse" é uma instalação interativa que consiste em duas estações idênticas de sensor de pulso que são interconectadas pela internet.  Quando uma pessoa coloca as mãos em uma estação automaticamente, a pessoa na outra estação sente seu pulso, pois as placas vibram em sincronia com o batimento cardíaco da pessoa remota e vice-versa.  A peça foi originalmente apresentada como parte da instalação "Border Tuner" de Lozano-Hemmer na fronteira EUA-México, com uma estação em Ciudad Juárez, Chihuahua e outra em El Paso, Texas.  A peça existe em dois formatos: versão de rodapé para exterior e versão de parede interior.


 Créditos

 Rafael Lozano-Hemmer, "Remote Pulse", 2019. Mostrado aqui: Rafael Lozano-Hemmer: Border Tuner/Sintonizador Fronterizo, Bowie High School/Parque Chamizal, El Paso / Ciudad Juárez, Texas / Chihuahua, Estados Unidos / México, 2019.


Flower of my secret (2005)- Usman Haque



A ideia por trás do projeto é criar um repositório dos sonhos, memórias, rumores, segredos e histórias que os moradores locais optam por compartilhar.  Gavetas, de vários tamanhos em várias alturas, contêm canteiros virtuais na tela, preenchidos com flores de diferentes formas, tamanhos e cores.  Cada flor é criada a partir dos sons de uma história deixada por um visitante.  As pessoas podem ouvir histórias deixadas por outros ou contribuir com as suas próprias para o canteiro de sua escolha.  Cada flor criada é única, com base no 'Corpo de Dados' do visitante (gerado pelo sistema de back-end que alimenta toda a galeria) - conversão algorítmica de tudo, desde o som e a forma de sua voz até a forma como soletra seu nome.


 Você vê diante de você uma coleção de gavetas, vários tamanhos, várias alturas.  Você se aproxima, abre uma gaveta timidamente - dentro há uma tela colorida mostrando um canteiro de flores ilustrado.  Uma voz implora para você "me conte um segredo!"... Você se inclina em direção à gaveta e sussurra... Seu segredo faz cócegas nas flores virtuais como pólen compartilhado - à medida que é adicionado ao canteiro de flores, um novo botão começa a crescer e alguns  das outras flores liberam os segredos que elas encerram - você ouve os segredos de outros visitantes, segredos de estranhos, segredos sobre coisas que você nunca pensou.  Enquanto eles param, você fecha a gaveta.  Você ouve ruídos sussurrantes de outra gaveta próxima, mas assim que você a abre eles param e novamente uma voz implora que você "me conte um segredo!"... Você percebe que as flores nesta gaveta são bem diferentes da primeira gaveta -  a própria forma e tamanho das flores virtuais foram determinadas pelas vozes dos segredos anteriores.


 


Plato Now (1973) 


 

A Radical Software publicou uma declaração sobre a performance em vídeo de Downey, Plato Now , de 1973, um trabalho apresentado originalmente no Everson Museum of Art em Syracuse, NY e reencenado pela primeira vez como parte do programa de abertura do Tanks. O evento de 1973 consistiu em nove participantes (incluindo o artista Bill Viola e o curador David Ross) meditando de costas para o público. Uma fileira de nove monitores de vídeo posicionados entre os meditadores e o público permitiu que os espectadores vissem os rostos dos artistas no circuito fechado de televisão enquanto sombras do público animavam a parede atrás.  


Os participantes da meditação receberam sensores para monitorar as ondas alfa geradas por sua atividade cerebral. Quando um certo nível de energia neuronal foi alcançado, os sensores acionaram a transmissão de citações pré-gravadas dos Diálogos de Platão para fones de ouvido usados ​​por cada intérprete. Essa complexa rede de transe psíquico, olhares mediados e comunicação silenciosa reconsidera a alegoria da caverna de Platão para a era cibernética, desafiando as hierarquias da parábola original. A fantasmagoria de sombras e feedback de Downey, monitores e projeções espectrais reavalia nossa escravidão à experiência sensorial, antecipando as complexidades da comunicação eletrônica global em que a imagem, como afirma uma das citações de Platão, 'é sempre uma sombra em movimento de outra coisa'.





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