Sintegração sobre abertura

 A dinâmica de sintegração de abertura foi realizada a partir de grupos de debates, nos quais cada aluno teria uma função na rodada, variando entre 3 funções: debatedores - discutiram o tema proposto -, críticos - analisaram o debate e suas opinaram sobre o que foi discutido - e observadores -  que observaram a discussão em si e poderiam anotar pontos relevantes. Nesse sentido, os temas dos debates foram baseados nos temas dos artigos: Por uma arquitetura virtual, Magia além da ignorância: virtualizando a caixa preta, London: Architecture design and technology press, Arquitetura, interação e sistemasTeoria do não-objeto e Design: obstáculo para remoção de obstáculos?. O mundo codificado.

 No que diz respeito aos textos, algumas temáticas foram destaque, como a virtualidade, o digital, a arquitetura a partir dessa realidade virtual e, principalmente, a problematização do espaço em diversos aspectos. "A arquitetura virtual pode ser atualmente discutida a partir da crítica do uso das tecnologias digitais diante da possibilidade de virtualização, problematizando a arquitetura à luz das tecnologias de comunicação e informação."

   Em uma das rodadas em que debati, o tema era discutir as possibilidades de interfaces com as quais as próprias pessoas engajem para dar continuidade na produção (como proposto por Haque), tendo em mente a mudança de foco do produto para o processo (como proposto por Jones)", e falamos sobre a diferenciação entre ação e reação e interatividade. Para ser tido como interativo, um sistema precisa ser um circuito, cujas possiblidades estão abertas e são variáveis, não pautadas por um sistema especifico e restrito de regras, como a interação de um caixa e um cliente no banco. Na outra rodada de debate, discorremos acerca da passagem da experimentação estética na tela bidimensional, para o não-objeto no espaço tridimensional e na direção da interatividade-interativa. O tema não foi fácil, e apesar de termos nos posicionado e discutido hipóteses sobre, sinto que o debate não ultrapassou muito os limites teóricos do texto do Ferreira Gullar. 

    Por fim, acredito que tenha sido uma dinâmica interessante. Sinto que nos perdemos um pouco, talvez pela falta de entendimento dos artigos, mas no fim valeu a experiência. 

Comentários

Postagens mais visitadas