Sintegração sobre Hetzberger




    A sintegração sobre o livro "Lições de arquitetura", do Hetzberger, foi similar à sintegração sobre abertura, utilizando a mesma dinâmica de separação de salas e papéis (debatedor, observador, crítico). No entanto, sinto que dessa vez pude aproveitar mais. Talvez por ter lido o livro com mais atenção e por ter feito pesquisas sobre o autor e a obra, pude discorrer sobre os temas propostos com mais propriedade. Nas vezes em que fui debatedora, consegui desenvolver bem as temáticas (inclusive não me segurei quando fui observadora e também debati um pouco). Falamos sobre a projeção e ocupação dos espaços projetados, sobre como deixar o espaço o mais aberto possível para a exploração e personalização do usuário (como o exemplo dos trabalhadores que modificaram o local em que trabalhavam, as mesas e afins). 

   Ademais, também discorri com os meus colegas sobre as linguagens do espaço, como o uso do espaço público foi modificado a partir do comércio, com a passagem do encontro em praças e locais abertos próximos às suas casas pra se reunir e, a partir da revolução industrial, passaram a se encontrar nos mesmos polos comerciais em que compravam e vendiam itens. Também observei alguns debates e, naqueles em que fui crítica, me atentei principalmente na forma em que o debate perdeu um pouco devido ao silêncio ou pausas nas falas. Contudo, quando o tema estava sendo abordado, foi bem produtivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas